Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
RenovaCalc: Como funciona e como preencher corretamente
Gustavo Lastro • mar. 21, 2023

O RenovaBio é uma política pública que busca promover o aumento do uso de biocombustíveis no Brasil. Para calcular a intensidade de carbono nos biocombustíveis, se utiliza da metodologia e ferramenta RenovaCalc.


A calculadora RenovaCalc é utilizada para comprovar o desempenho ambiental na produção de biocombustíveis pelas usinas. Nela, são detalhados os aspectos agrícolas e industriais dos processos produtivos que levam à emissão de carbono.


Para entender o RenovaCalc, é necessário entender o RenovaBio. Por isso, prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre os dois!


Um pequeno resumo do que é o RenovaBio


“Com a implementação da política, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) prevê R$ 1 trilhão em investimentos no setor de biocombustíveis até 2030.” (Fonte: EPE)


O RenovaBio se trata de uma política de Estado que incentiva o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Ele não se trata da criação de impostos, subsídios, créditos presumidos ou mandatos volumétricos.


Também não promove mudanças nos mandatos atuais de etanol anidro (gasolina) ou de biodiesel (diesel). O que ele faz é promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética tornando eles a opção mais vantajosa.


E uma das ações para tornar vantajosa é permitindo a compra dos Créditos de Descarbonização, os CBIOs. Eles podem ser comercializados pelos produtores rurais na bolsa de valores.


1 CBIO equivale a 1 tonelada de emissões evitadas, então é algo vantajoso para todos. E com isso, podemos falar da RenovaCalc!


E o que o RenovaCalc?


O RenovaCalc é uma metodologia e ferramenta idealizada para o cálculo da intensidade de carbono em biocombustíveis. Ele tem como direcionamento a Avaliação de Ciclo de Vida atribucional, tendo alocação por critério energético.


A calculadora “verde” foi estruturada para avaliar as rotas de produção de biocombustíveis, como:


  • Biodiesel
  • Biometano
  • Bioquerosene
  • Etanol de cana-de-açúcar
  • Etanol de milho


Para que funcione a calculadora RenovaCalc, é necessário que as unidades agroindustriais forneçam os parâmetros técnicos de seus processos produtivos. Isso envolve desde a fase de produção da cultura até a conversão da biomassa.


Dessa forma, o RenovaCalc é também um conjunto de planilhas no Excel, pois apresenta banco de dados e uma estrutura para cada biocombustível.


E o que é a Avaliação de Ciclo de Vida?


A Avaliação de Ciclo de Vida é um método de base científica que possibilita a análise dos impactos ambientais de um produto ao longo da vida. Sua padronização se baseia em normas técnicas internacionais, principalmente três:


  • ISO 14040:2014 - Gestão Ambiental - ACV - Princípios e Estrutura
  • ISO 14044:2014 - Gestão Ambiental - ACV - Requisitos e orientações
  • ISO/TS 14067:2014 - GEE: Pegada de carbono de produtos - Requisitos e orientações sobre quantificação e comunicação


Essas três normas servem como referência para a Política Nacional de Biocombustíveis ou RenovaBio. Em geral, a Avaliação aborda diversas categorias do impacto ambiental, mas no programa envolve apenas Mudança de Clima.


Como é feita a mensuração do RenovaCalc?


A calculadora RenovaCalc funciona através da soma entre a:


  • Intensidade de Carbono dos Biocombustíveis ou IC (de fórmula g CO2eq/MJ)
  • Avaliação de Ciclo de Vida ou AVC


A soma total dos dois tem como resultado a nota de Eficiência Energético Ambiental, que é comparada com os combustíveis fósseis. Dependendo da nota, o produtor rural tem acesso aos CIOBs.


Quais os impactos ambientais analisados pelo RenovaCalc?


O RenovaCalc verifica todos os impactos ambientais da cadeia produtiva, indo do consumo de energia elétrica até a quantidade de óleo diesel usado. Por isso, o produtor rural deve inserir todos os dados da sua produção na calculadora verde.


Quanto mais completa são as informações, maior a nota de Eficiência Energético Ambiental. E com isso, mais créditos de descarbonização pode receber.


Como preencher corretamente a planilha de RenovaCalc?


Para entender como preencher corretamente a planilha de RenovaCalc, vamos usar como exemplo a versão 7 da planilha RenovaCalc_E1GC. Ela apresenta 6 abas, que são divididas em:


  1. Controle de revisões
  2. Instruções
  3. RenovaCal
  4. Dados agrícolas primário
  5. Dados agrícolas padrão
  6. Informações de elegibilidade


Na segunda aba, se encontram as informações para a utilização da ferramenta. Na terceira, estão todas as informações para o cálculo da intensidade de carbono. Na quarta e quinta aba, se encontram os pontos importantes.


O produtor rural elegível para obter os créditos da Política Nacional de Biocombustíveis pode fornecer os dados agrícolas primários ou padronizados. O ideal é que preencha os dados primários, pois permitem o ganho de mais créditos.


Mas para preencher os dados primários, é necessário ter controle de todos os dados do processo produtivo da fazenda.


Quais são os dados primários que deve fornecer?



  • Sistema de plantio
  • Área total da unidade de produção da fazenda
  • Área queimada total
  • Produção total da biomassa
  • Teor médio de impurezas
  • Palha recolhida total
  • Consumo de corretivo
  • Consumo de fertilizantes sintéticos e orgânicos
  • Consumo de combustíveis e eletricidade


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Share by: