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China – Qual sua importância para o agronegócio brasileiro
Gustavo Lastro • mai. 30, 2023

Considerada a principal parceira comercial do Brasil desde 2009, a China é o país onde se destina grande parte das exportações do agronegócio brasileiro. Só em 2022, os chineses exportaram 31,9% da produção agrícola nacional, algo que representou nada menos que US$50,79 bilhões.


Ou seja, dados como esse mostra como a demanda chinesa ajuda a impulsionar o crescimento do agro brasileiro. Por isso, cada vez mais o Governo brasileiro busca estreitar suas relações comerciais e diplomáticas com a China nas últimas duas décadas.


Tanto que recentemente, foi organizada uma comitiva rumo a Xangai e Pequim. Fizeram parte da comitiva o presidente Luis Inácio Lula da Silva juntamente com Ministros da Agricultura e Pecuária, além de vários empresários de diferentes setores do agronegócio. O objetivo com a visita é abrir ainda mais mercados aos produtos do agro brasileiro na China.


Continue lendo esse artigo e veja a seguir um panorama sobre o mercado de consumo da China, bem como a importância desse país para o agronegócio brasileiro. Confira!


Como é o mercado de consumo na China


A China é um dos países em desenvolvimento que passa por uma grande expansão econômica. Inclusive, esse é um dos motivos que fez o intercâmbio comercial entre Brasil e China crescer bastante nos últimos anos.


Esse estreitamento também se deve ao fato de ambos os países possuem cadeias produtivas que se complementam. Ou seja, O Brasil acaba produzindo aquilo que a China necessita e vice-versa.


No caso do Brasil, a principal moeda de troca nessa relação advém do agronegócio brasileiro. São os suprimentos do agronegócio e da extração de minério brasileiro que contribuem para o mercado chinês superar alguns desafios como:


  • Limitação de hectares de terra para plantação
  • Recursos naturais insuficientes para impulsionar a indústria local
  • Dificuldade para alimentar uma população urbana que só cresce a cada ano.


Em meio a esse cenário, a China encontrou no Brasil o parceiro comercial perfeito para importar todos os insumos necessários para continuar crescendo. Sendo que o principal agente desse fluxo comercial é sem dúvida o agronegócio brasileiro.


China e sua importância para o agronegócio brasileiro


Em se tratando de exportações da produção do agronegócio brasileiro, não há dúvidas que a China exerce um papel de destaque nesse contexto. 


Afinal, a taxa de crescimento envolvendo produtos do setor na relação comercial entre China e Brasil, é de 27,6% ao ano. Enquanto isso, o percentual de crescimento nas relações comerciais do Brasil com outros países é de apenas 8,6%, em média.


Entre os produtos mais exportados pelo agronegócio brasileiro que tem como destino a China, estão:


Soja


A soja é um dos produtos do agronegócio brasileiro que lidera as exportações do Brasil para os chineses. Em 2022, a receita nacional gerada com exportação desse grão foi de 46,69 bilhões. Deste valor, a China respondeu por mais de 68% do seu total, ou seja, mais de 32 bilhões de dólares.


Mas nem sempre foi assim. Em 1990, as importações de soja feitas pela China não eram tão expressivas. Contudo, em pouco mais de 10 anos, esse volume cresceu e os embarques do grão brasileiro aos chineses mais do que dobrou, passando de 22,88 milhões de toneladas para 53,6 milhões no último ano.


Milho


A China também se destaca como maior compradora mundial de milho. Por safra, estima-se que os chineses importam cerca de 18 milhões de toneladas do cereal.


Esse é outro fator que torna o país asiático importante para o agronegócio brasileiro. Principalmente porque o Brasil vem se tornando um país cada vez mais relevante na produção de milho. 


Segundo estimativas da Conab, a safra de milho prevista para safra 2022/2023 no Brasil é de 125,8 milhões de toneladas. Uma quantidade 11,2% maior se comparada ao mesmo período do calendário anterior. 


Além disso, em 2022, a China concedeu a entrada do milho brasileiro em seu mercado, embarcando até dezembro cerca de 1,165 milhão de toneladas do cereal. Todos esses fatores sem duvida impulsionam ainda mais a parceria bilateral entre os países.


Outros produtos alvo da importação chinesa


Fora os produtos acima citados, também estão na lista de produtos do agronegócio brasileiro com maior exportação para China:


  • Carne bovina
  • Celulose
  • Carne de frango
  • Algodão, entre outros.


Para o futuro, as perspectivas em relação a China e o agronegócio brasileiro são positivas. Estima-se que entre outras medidas visando fortalecer ainda mais essa relação, esteja a aceleração da certificação digital. Assim, seria possível reduzir burocracia tanto no embarque, quanto desembarque de produtos agropecuários.


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