Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
Planejamento de safra – aprenda como fazer a sua
Gustavo Lastro • jun. 01, 2023

Na atividade rural, o sucesso de uma colheita passa por muitos fatores, sendo que um dos principais consiste no planejamento de safra.


Afinal, é através desse processo que se define as melhores estratégias de gestão rural para garantir a qualidade da cultura. Tanto no que se refere ao sistema de cultivo em si, como a escolha do período ideal de plantio e os custos associados.


Mas como fazer um planejamento de safra eficiente? O que considerar nesse planejamento para obter uma safra produtiva para o ano que vem?


Com o objetivo de esclarecer de esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos esse artigo onde ensinaremos como fazer um bom planejamento de safra para sua produção rural. Confira!


Planejamento de safra – O que é?


Para planejar a safra do seu negócio rural com sucesso para o ano que vem, antes de mais nada é importante o que esse processo significa.


Basicamente, o planejamento de safra corresponde a uma base indispensável do plano agrícola que serve para direcionar o produtor rural rumo a uma gestão de lavoura mais assertiva.


Por meio desse planejamento, o produtor rural consegue definir e cumprir suas metas e objetivos com a safra para o ano e, assim, elevar a rentabilidade do seu negócio.


O que considerar nesse processo


Um planejamento de safra envolve vários aspectos nos quais o produtor rural precisa considerar para ser bem-sucedido em sua plantação e cultivo.


Por isso, sempre no começo de cada nova safra, é interessante que leve em conta alguns pontos, como:



  • Qual tipo de cultura irá produzir? Para uma cultura rentável é importante considerar os commodities agrícolas, tanto no âmbito nacional, como no exterior.
  • Como fará o cultivo da safra? Defina se o método de cultivo será indireto ou não, se será preciso implantar sistemas de irrigação, bem como outros aspectos relevantes para essa etapa.
  • Qual será o investimento? Avalie os custos de produção definindo de maneira prévia os investimentos necessários em cada etapa.
  • Quando será feita a plantação? Nesse ponto, leve em conta as estimativas de preço de compra dos insumos, assim como de venda da safra.


Como fazer um planejamento de safra eficiente – Passo a Passo


Uma vez estando com todas as informações acima disponíveis, chegou o momento de montar seu planejamento de safra. Para isso, é importante seguir alguns passos básicos:


1. Elabore um planejamento de safra com base em dados


Montar um planejamento se baseando em achismos nunca é o melhor caminho para ter sucesso no cultivo da safra. Por isso, se o seu objetivo é ser eficiente e assertivo nesse processo, é importante que elabore seu planejamento a partir de dados confiáveis.


Para isso, reúna todas as informações possíveis que sirvam para dar clareza e objetividade as práticas do cultivo. Desde as áreas mais suscetíveis a ocorrência de plantas daninhas e outras pragas. Até os locais onde houve correção do solo, assim como o desempenho do maquinário, entre outros dados.


2. Alinhe suas metas e objetivos


Para saber aonde quer chegar, é preciso que o seu planejamento de safra conte com metas e objetivos bem claros.


Você deseja elevar a produtividade em talhões na lavoura? Ou então quer melhorar a produção de soja em áreas da propriedade onde há pragas?


Seja qual for o seu objetivo, ele precisa estar presente no planejamento. E mais, você também precisa quantifica-los, bem como estabelecer o que será feito para atingi-los.


3. Avalie o cenário financeiro atual do negócio


Procure fazer um diagnóstico preciso, bem como realista sobre as finanças do seu empreendimento rural. Até mesmo para saber quanto de dinheiro poderá investir em cada etapa do cultivo da safra.


Além disso, a partir dessa análise, será possível definir se é viável ou não colocar o planejamento de safra em prática.


4. Se planeje financeiramente


Um bom planejamento de safra também exige uma organização financeira eficiente. Por isso, procure definir qual orçamento disponível a cada mês para custear as despesas da produção.


Com um planejamento financeiro adequado, é possível prever com mais facilidade possíveis gastos extras. E até adequar os investimentos para a safra de acordo com as necessidades do momento.



Seguindo os passos acima, você terá como fazer um planejamento de safra eficiente. E, assim, minimizará os riscos de sofrer com percalços ou ter prejuízos em sua produção para o ano.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Share by: