Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
Financiamento rural – O que é, tipos, requisitos, saiba tudo!
Gustavo Lastro • jun. 28, 2023

Quem deseja adquirir um terreno, modernizar seus processos agrícolas ou mesmo impulsionar sua produção sem comprometer o caixa da empresa, encontra no financiamento rural uma saída vantajosa. 


Afinal, essa é uma modalidade de crédito que oferece condições especiais para produtores. O que inclui desde taxas menores em comparação a outras modalidades de crédito. Até programas de custeio de insumos e ampliação de armazéns.


Contudo, antes de aderir a um financiamento rural é de suma importância conhecer cada proposta de financiamento. Assim, terá como escolher a opção mais compatível com seu orçamento, bem como fazer um melhor planejamento financeiro e evitar atrasos no pagamento das parcelas.


Acompanhe conosco esse artigo e veja agora mais detalhes sobre o que é financiamento rural, como funciona, os requisitos para solicitação e muito mais sobre o assunto. Confira!


Financiamento rural – O que é?


Basicamente, o financiamento rural corresponde a uma modalidade de concessão de crédito rural criada a partir do Fundo de Terras da Reforma Agrária. O objetivo com essa iniciativa do Governo é permitir ao trabalhador rural a aquisição de terras e investimentos para o desenvolvimento do agronegócio.


Mais do que isso, com o financiamento rural o produtor rural passar a ter mais autonomia e oportunidades para crescer e expandir seus negócios.


Vantagens


O financiamento rural é uma modalidade que só tem benefícios a agregar na rotina de quem busca independência e expansão no agronegócio. A aquisição de crédito com taxas reduzidas é uma delas.


Além disso, existem outros fatores que tornam essa opção vantajosa para o produtor rural. Entre as principais, podemos citar:


  • Disponibilidade de valores personalizado conforme o tipo de atividade rural em que o produtor atua
  • Variedade de linhas de crédito para atender as necessidades do trabalhador rural
  • Flexibilidade quanto aos prazos de pagamento


Com o financiamento rural, o produtor rural tem a chance de expandir suas operações agrícolas e contribuir com o mercado nacional, mas sem pesar tanto no bolso.


Tipos de financiamento rural disponíveis


Atualmente, o Governo concede ao produtor rural alguns tipos de financiamento. Abaixo listamos os principais tipos, veja!


Financiamento rural para investimento


Essa é uma modalidade que se destina a compra de bens indispensáveis para o funcionamento da lavoura. 


Desse modo, o produtor rural que necessita adquirir maquinários, bem como equipamentos tecnológicos para desenvolver suas terras pode recorrer a esse tipo de financiamento rural.


Crédito rural para custeio


O crédito para custeio se refere a um tipo de financiamento rural destinado a cobertura de despesas associadas ao ciclo produtivo. Seja de forma periódica ou permanente, para o segmento agrícola ou pecuária.


Ou seja, o agricultor pode recorrer a essa modalidade para adquirir, por exemplo, sementes, fertilizantes, entre outros insumos. Para o pecuarista, o financiamento de custeio serve para auxiliar na compra de ração, bem como vacinas para o gado, medicamentos entre outras aquisições do gênero.


Financiamento rural para industrialização


Esse é um tipo indicado para produtores que buscam industrializar sua produção no agronegócio. Isso porque, o financiamento rural para industrialização auxilia no custeio de mão de obra, impostos, compra de embalagens. E tudo mais que for necessário para viabilizar essa transformação.


Crédito rural para comercialização


O produtor que necessita de capital para comercializar sua produção tem nessa modalidade a ajuda que precisa. Por meio do crédito rural para comercialização, ele pode obter recursos para criar um estoque, por exemplo.


Quem pode solicitar o financiamento rural?


Pode solicitar o financiamento rural tanto pessoas físicas, como jurídicas, que operam com atividade rural. O que inclui:


  • Produtores rurais
  • Agroindústrias
  • Cooperativas agrícolas
  • Cerealistas
  • Associações de produtores. 


Mas, para obter o crédito rural, é preciso atender a alguns requisitos. Comprovar o trabalho no setor rural é um deles. Além disso, também é preciso ter idade entre 18 e 65 anos e mais:


  • Não possuir terra em seu nome ou mesmo trabalhar com pouca terra
  • Apresentar, no mínimo, 5 anos de experiência atuando em atividades rurais nos últimos 15 anos
  • Não prestar atividade como servidor público
  • Não participar ou ter participado de programas oferecidos pela Reforma Agrária ou Fundo de Terras.
  • As terras que serão financiadas não podem fazer parte de áreas de proteção ambiental, ou pertencer a povos indígenas ou quilombolas.


Como solicitar o financiamento rural?


Para entrar com o pedido de financiamento rural é simples. Basta se dirigir até um banco que oferece essa modalidade de crédito e fazer a solicitação. Atualmente, bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNDES, entre outros oferecem essa opção.


Como cada instituição trabalha com critérios específicos de taxas de juros e prazos de pagamento, é importante analisar bem as propostas de financiamento rural, para somente então escolher a que melhor atende o seu caso.



Portanto, agora você já sabe mais detalhes sobre o financiamento rural. Então se precisa de um capital extra para adquirir terras ou expandir seu negócio, procure um banco, veja as condições. E, então, conte com essa modalidade de crédito para tirar seus objetivos do papel!


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Share by: