Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
Crédito Tributário no Agronegócio – Como usá-lo a favor do seu empreendimento
Gustavo Lastro • out. 24, 2023

O Brasil é um dos países que mais tributa empresas em vários segmentos, e no agronegócio não diferente. Sendo assim, a recuperação do crédito tributário representa uma excelente oportunidade para o produtor rural melhorar seu fluxo de caixa.


Com os créditos tributários aplicados ao agronegócio, é possível ampliar o capital de giro disponível na empresa. E mais, o produtor pode usar esses recursos para investir na modernização e ampliação do seu negócio.


Contudo, por falta de conhecimento sobre o assunto, muitos produtores acabam deixando de aproveitar a chance de recuperar esses valores. 


Sabendo disso, nós da Lastro preparamos esse artigo completo para saber como identificar quais imposto geram crédito tributário no agronegócio. E como usa-los para elevar a rentabilidade financeira do seu empreendimento. Confira!


Crédito tributário – O que é?


De modo geral, podemos dizer que crédito tributário corresponde a valores pagos a mais em impostos que podem ser recuperados pelo contribuinte. Seja em forma de restituição do valor debitado em conta, ou mesmo por compensação no pagamento de tributos no futuro.


Normalmente, esse crédito é gerado a partir de algumas situações especificas. A aplicação incorreta de alíquotas, assim como a ocorrência de pagamentos indevidos são alguns exemplos. Do mesmo modo, o não uso de benefícios fiscais que a empresa tem direito também pode resultar em créditos tributários.


Quais impostos podem gerar crédito tributário no agronegócio?

No contexto do agronegócio existem alguns tributos que podem gerar crédito ao produtor rural. 


O ICMS é um deles. Esse é um tributo estadual pago sobre a circulação de mercadorias e serviços, incluindo produtos agrícolas. Vale destacar que a recuperação de crédito tributário envolvendo ICMS só é possível em alguns estados. Aproveite para conferir um artigo que fizemos sobre o assunto e entenda mais sobre como recuperar crédito de ICMS.


Outro tributo passível de crédito tributário é o PIS e Confins. Em regra, as empresas tributadas no regime do Lucro Real têm direito ao crédito do PIS e Confins na aquisição de insumos e em algumas despesas.


Do mesmo modo, falhas na aplicação de alíquotas e cobranças indevidas em impostos como IRPF, INSS ou ITR também podem resultar em créditos e compensações tributárias para o produtor.


Como identificar?


Muitos produtores deixam de aproveitar o crédito tributário por não saber como identifica-lo em sua rotina contábil.


Nesse caso, o passo inicial para conseguir realizar essa identificação é revisar minuciosamente todas as suas obrigações fiscais. É importante considerar todos os tributos pagos na sua empresa. Além disso, as informações e registros contábeis envolvendo esses impostos precisam estar atualizados.


Por se tratar de um trabalho que exige uma revisão detalhada e amplo conhecimento no assunto, o papel de um contador especialista em tributação fiscal faz toda a diferença. Afinal, com esse suporte especializado, o produtor consegue fazer um controle rigoroso sobre as obrigações fiscais da empresa. E, assim, identificar com mais facilidade as melhores oportunidades de recuperação de crédito dentro do negócio.


Como usar os créditos tributários a favor do seu negócio?


Além da identificação, também é necessário fazer uma análise de viabilidade para garantir a melhor forma de aproveitamento do crédito tributário. O que nem sempre é fácil, uma vez que esse estudo deve envolver vários fatores como:



  • Análise da legislação tributária vigente
  • Monitoramento de prazos legais para execução da recuperação ou compensação do crédito tributário
  • Avaliação sobre o impacto tributário e financeiro que os créditos tributários usados podem gerar no fluxo de caixa, entre outros.


Nesse aspecto, o auxílio de um advogado tributário também tem seu valor. Isso porque, esse profissional ajudará apontando o melhor caminho para aplicação desse capital extra. Se como forma de recuperação, ou então em compensações futuras.


Esse profissional também irá auxiliar no planejamento de investimentos e em tomadas de decisões envolvendo a gestão tributária. Tudo para garantir o melhor aproveitamento dos benefícios fiscais pelo empreendimento.


Ainda não possui um especialista para auxiliar na recuperação de crédito tributário e gestão de seus impostos? Conte com a Lastro para ajudar você a simplificar a rotina tributário da sua empresa. Fale conosco e saiba mais!


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Share by: