Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
Como obter equilíbrio financeiro na atividade rural
Gustavo Lastro • ago. 21, 2023

Alcançar o equilíbrio financeiro na atividade rural nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente considerando que todas as ações vinculadas a gestão financeira dependem diretamente do período de safra.


Além disso, o universo do agronegócio é um segmento onde os cenários são muito instáveis. Ou seja, em um momento, o período entre o plantio e a colheita pode ser bastante positivo. Com isso, o produtor consegue garantir uma boa receita, sem tantos investimentos. 


Enquanto isso, em outros períodos, podem haver riscos de pragas e outras infestações que colocam em risco a safra. Desse modo, será necessário mais investimentos e custos nas atividades de produção, impactando possivelmente a receita do produtor.


Sendo assim, a dúvida que fica é: como garantir um equilíbrio financeiro na atividade rural em meio a tantas oscilações?


Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Continue sua leitura e veja como alcançar um maior equilíbrio financeiro adotando algumas medidas estratégicas.


Qual a importância do equilíbrio financeiro na atividade rural?


Conciliar todas as receitas com os investimentos e custos é algo importante em qualquer setor e no agronegócio não é diferente.


Afinal, é isso que garante um bom fluxo de caixa para cumprir com todas as despesas da produção e ainda obter lucros. Mas, não é só isso que faz do equilíbrio financeiro na atividade rural algo tão importante.


Manter esse equilíbrio também proporciona ao produtor uma maior estabilidade em situações adversas. Para compreender melhor vamos a um exemplo prático.


Digamos que você possua 200 hectares de terra e inicie um negócio de produção de milho em toda essa área. Por se tratar de uma grande fração de terra, essa operação exigirá um grande investimento. O que, por sua vez, dependendo do capital inicial, se resume em possíveis financiamentos bancários para conseguir atender a essa demanda.


Acontece que se a safra não apresentar bons resultados como se espera, não haverá valor suficiente para cobrir todos os gastos iniciais. Então, dificilmente será possível arcar com os financiamentos realizados, resultando mais dividas decorrentes de multas e juros por atraso nos pagamentos.



Percebe como a falta de um equilíbrio financeiro na atividade rural pode ser prejudicial para sobrevivência do empreendimento?


O que fazer para alcançar o equilíbrio financeiro na atividade rural?


Diante da enorme importância em ter um controle financeiro para respaldar suas atividades na produção rural, a dúvida que muitos produtores têm é sobre como fazer para alcançar esse equilíbrio nas finanças?


Adotando algumas medidas estratégicas é possível estruturar as finanças e chegar a esse equilíbrio para alcançar os resultados de uma forma mais consistente. Abaixo, listamos algumas das principais para você conhecer.


Use o fluxo de caixa a seu favor


O fluxo de caixa é o registro que define todas as entradas e saídas da produção rural. Fazer esse controle é importante, pois ele ajudar o produtor a acompanhar de perto todas as transações financeiras do negócio.


Assim, com base nessas informações ele poderá apontar a necessidade de fazer mais investimentos ou então reduzir as despesas para melhorar sua gestão financeira.


Gerencie corretamente seu estoque


O estoque também é um dos aspectos importante na atividade rural e, por isso, precisa ser administrado de maneira assertiva.


Uma vez que o produtor consegue ter o controle sobre seu estoque, ele reduz os riscos de perdas e desperdícios sobre produtos e insumos. Além disso, ele também passa a perceber com clareza em quais itens é necessário investir para compor seu estoque.


Tudo isso acaba resulta em menos despesas, investimentos realizados de modo estratégico. E, consequentemente, maior equilíbrio financeiro na atividade rural.


Diminua os custos


Outra forma de alcançar o equilíbrio financeiro em sua produção é reduzindo despesas mensais. 


Para isso, vale a pena foca em uma série de ações que incluem desde mapear processos para prevenir desperdícios na produção. Até cortar custos desnecessários e priorizar a qualidade dos insumos, ao invés da quantidade em si.


Monte um planejamento financeiro eficiente


Fazer um planejamento financeiro é importante para qualquer atividade, inclusive no meio rural. Afinal, é esse recurso que ajuda a programar os investimentos e custos para atingir um objetivo em um determinado período de tempo.


Caso sinta dúvida em como fazer um planejamento financeiro eficiente, uma dica é contar com o suporte de um contador. Esse profissional lhe ajudará a definir melhor suas metas e o quanto será preciso investir, bem como o que fazer para alcança-la com responsabilidade orçamentária.



Coloque as dicas acima em prática e esteja um passo à frente na busca por um maior equilíbrio financeiro em suas atividades!


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Share by: