Entre em Contato
555-555-5555mymail@mailservice.com
BNDS suspende 9 linhas para financiamento e crédito rural –Saiba quais são elas
Gustavo Lastro • jun. 28, 2023

A busca por financiamentos e crédito rural é uma prática comum entre produtores que visam expandir seus empreendimentos no agronegócio. No entanto, nos dias que antecedem a reabertura dos protocolos de pedidos de crédito, o BNDS suspendeu 9 linhas para financiamento e crédito rural, deixando muitos produtores sem saber o que fazer.


De acordo com o banco, o que levou a essa suspensão foi o aumento no comprometimento dos recursos financeiros concedidos pelo banco. Mas quais linhas de financiamento deixaram de funcionar? O que fazer diante desse cenário de instabilidades frente a concessão de créditos rurais?


É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Acompanhe conosco essa leitura e veja agora quais linhas de financiamento e crédito rural o BNDS suspendeu. Além disso, descubra também o que fazer diante dessa situação. Confira!


BNDS suspende 9 linhas para credito rural – Entenda o cenário


O agronegócio sem dúvida representa um importante vetor de crescimento para economia no Brasil. Segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, só em 2020, a participação do Agronegócio foi de 26,6% no PIB brasileiro.


Em meio a esse cenário, o mercado de crédito rural desempenha um papel relevante. Principalmente por contribuir ativamente para o desenvolvimento e expansão na produção rural. Contudo, as linhas de crédito normalmente são mais acessíveis a grandes produtores.


O grupo de pequenos e médios produtores, que normalmente são responsáveis pela maior parcela de participação no PIB nacional, ficam limitados a obtenção de créditos concedidos por entidades financeiras nacionais. Essas instituições tendem a limitar a margem de crédito, além de impor requisitos que dificultam esse acesso.


Agora, com a suspensão das linhas de crédito rural e financiamento pelo BNDS, a disponibilidade de recursos a esses grupos ficou ainda mais restrita. O que, por sua vez, acaba limitando não só a expansão de seus negócios, como também pode comprometer sua capacidade de produção para abastecimento interno.



Desse modo, vai se desenhando um cenário preocupante. Sobretudo tendo em vista que nos últimos anos houve uma retração no mercado de crédito em razão da instabilidade econômica no país.

Quais linhas de financiamento e crédito rural foram suspensas?

Ao todo o BNDS suspendeu cerca de 9 linhas de crédito rural. Confira abaixo a lista completa e veja quais são elas:


1.      Crédito fornecido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

2.      Programa de investimentos no cultivo protegido e agricultura irrigada;

3.      Crédito agropecuário empresarial de custeio;

4.      Linha de investimento do Pronaf para aquisição de insumos ligados diretamente a reprodução (sêmen, óvulos, embriões, reprodutores, matrizes e etc.);

5.      Crédito para concessão de equipamentos agrícolas como colheitadeiras, tratores, máquinas de pulverização e adubação, entre outros;

6.      Programa ABC+ para adaptação frente a mudanças climáticas e baixa emissão de carbono na agropecuária, sobretudo no que se refere às linhas voltadas para Recuperação, Plantio Direto, Florestas, Orgânico, Integração, Manejo de Resíduos, Dendê, Bioinsumos, Manejo dos Solos;

7.      Linha de crédito voltado para Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural;

8.      Programa de investimentos para construção e ampliação de armazéns;

9.      Programa de capitalização de cooperativas agropecuárias.


Como lidar com essa situação?


Considerando o cenário de instabilidade em relação a concessão de créditos e financiamentos ao pequeno e médio produtor rural, existem algumas possíveis saídas viáveis para contornar essa situação e obter os investimentos necessários para não paralisar a produção.


Uma delas é buscar por créditos fora do país em fundos de investimentos europeus. Lembrando que ao seguir por esse caminho é preciso aderir a um fundo que forneça um período de carência viável para o agricultor conseguir plantar e colher o que produz.


Além disso, vale destacar que no exterior, existem vários investidores interessados em aplicar seu capital no Brasil em diversos ramos do mercado, inclusive no agronegócio. 


Portanto, esta também pode ser uma saída para manutenção da produção em vários empreendimentos rurais. Sobretudo considerando as condições favoráveis de juros e o acesso mais fácil a fundos de investimentos e créditos a quem atua nesse segmento.



O mais importante agora que 9 linhas de financiamento e crédito rural foram suspensas pelo BNDS, é não deixe de se planejar. Procure por alternativas dentro e fora do país que sejam vantajosas e que lhe permitam estabilizar sua produção e resultados no campo.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Share by: